Capitalismo
KAROLINE TORRES
MARCO WROBEL
NICOLLY PRAZERES
THATIANE SCHUINKI
CAPITALISMO
Trabalho de resumo, apresentado à disciplina de Economia, do 1º período do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco.
Professor José Maurino
CURITIBA
Março/2013
CAPITALISMO
Jamylle Sgaraboto
Karoline Torres
Marco Wrobel
Nicolly Prazeres
Thatiane Schuinki
O Capitalismo é um sistema econômico onde os trabalhadores são explorados pelos seus empregadores, a fim de obtenção de lucros, buscando sempre um capital maior para sua empresa. Existem diversos tipos de Capitalismo, são eles o financeiro que é onde a economia é controlada pelo poder dos bancos. O industrial onde há a evolução das empresas com relação à tecnologia. E a informacional que faz com que a sociedade procure se adaptar ao seu sistema, o que influencia cada vez mais a divisão de classes, onde a minoria é o povo capitalista, donos de empresas, e a maioria é o povo que vive do rendimento do seu próprio trabalho, pessoas de classe mais baixa. Devido a esta divisão ocorre a mais-valia, na qual o trabalhador não ganha o suficiente para viver dignamente, enquanto o empregador obtém lucros enormes provenientes da mão-de-obra do seu empregado.
O surgimento do Capitalismo ocorreu na Roma Antiga, uma cidade pequena que com o passar do tempo foi se tornando bela e grandiosa, porém por traz de toda essa grandiosidade esse império escondia sinais de decadência, várias áreas de bairros pobres extremamente lotados, pois a cidade tinha poucos empregos disponíveis para pessoas qualificadas e para as sem qualificação menos ainda. Tanto que, por volta do século III, Roma engrenou em uma crise que a levou para o declínio. Desta crise nasceu o Capitalismo.
Diferente de Roma que teve como base o poderio militar e politico para o surgimento do capitalismo, os Estados Unidos teve base na