Controle de pragas
Se procurarmos no dicionário o significado da palavra Poluição veremos que poluição é qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana, ou seja, uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.
De acordo com a legislação brasileira, impacto ambiental é qualquer atividade humana que gere alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, afetando direta ou indiretamente a saúde, segurança, bem estar da população, fauna e flora, qualidade ambiental.
Neste caso, uma unidade armazenadora “afeta” o habitat humano com dois tipos de impactos, o positivo, como por exemplo, mais emprego, maior giro de circulação, e o negativo, como por exemplo o fato de lançar material particulado no ar.
Assim sendo, os impactos ambientais são classificados de acordo com alguns critérios, são eles: (a) Ordem- diretos ou indiretos; (b) Valor- Benéfico ou adverso; (c) Dinâmica-Temporário, cíclico ou permanente; (d) espaço- Local, Regional ou estratégico; (e) Horizonte temporal- Curto; Médio ou Longo prazo e por fim (f) Plástica reversível ou irreversível buscando sempre minimizar os impactos ambientais negativo e maximizar a renda
a. Impactos Negativos
Conforme vimos acima, quando maior a “distância” entre os impactos negativos e os positivos, melhor será a unidade armazenadora, Assim sendo, analogamente, quanto maior a unidade armazenadora, maior será a quantidade de empregos por ela gerada, e consequentemente, maior o dano ambiental. Portanto, para tal trabalho, Iremos considerar uma unidade armazenadora do tipo Granel de médio ou grande porte.
A Emissão de Material particulado, termo utilizado para uma mistura de muitas partículas sólidas( Poeira e Fuligem) ou líquidas(Névoa e Neblina), pelo tipo cascata, instalando ventiladores de exaustão junto a base do secador, por exemplo, é um dano negativo,