Principios fundamentais de contabilidade
(RESOLUÇÃO CFC – Nº 750/93)
INDICE:
1 -- CONCEITO_____________________________________________________02
2 – DEFINIÇÃO E EXEMPLOS DE PRINCIPIOS_______________________________03
3 – BIBLIOGRÁFIA___________________________________________________ 05
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
CONCEITO: Princípios Contábeis nada mais são do que normas a serem seguidas pelos profissionais de contabilidade durante o exercício de sua profissão. São princípios que representam a essência doutrinaria e teórica da riquíssima ciência contábil, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades, de acordo com a Resolução de CFC 750/93.
SÃO OS PRINCIPIOS: > PRINCIPIO DA ENTIDADE: O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos, ou seja, é o patrimônio da empresa de forma total e única, o que significa que pessoa jurídica não se mistura ou se confunde com sócios, pessoas físicas. Os registros contábeis vão se referir somente a fatos e a atos da pessoa jurídica e nunca aos da pessoa física. Ex1: não se deve registrar como despesa da empresa a conta de telefone particular do sócio. Por este motivo que a receita federal solicita aos contribuintes duas declarações de renda: uma da pessoa física e outra da pessoa jurídica. Ex2: Não posso pagar a escola dos meus filhos com o dinheiro da empresa.
> PRINCIPIO DA OPORTUNIDADE: O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta,