Gravidez na adolescencia
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 8 ANO
TEMPO ESTIMADO: DUAS SEMANAS
OBJETIVO GERAL
• Discutir um fenômeno que ainda hoje ocorre com grande frequência – gravidez precoce – visando o esclarecimento e a prevenção dos riscos que as adolescentes podem sofrer psicologicamente no contexto social, biológico e social.
JUSIFICATIVA
Todo ser humano, no decorrer da vida, passa por transformações. No entanto, existe uma época na qual as modificações acontecem com mais intensidade- a adolescência. Nesta fase, as modificações que acontecem em corpos e mentes, relacionamentos e compromissos, são, particularmente, importantes e rápidas. Gravidez na adolescência é um tema que deve ser amplamente discutido, inclusive para se analisar a importância das relações interpessoais (amigos, família) diante da necessidade de se encontrar solução para um problema inesperado. Nesse contexto a escola torna-se um local privilegiado para a discussão de um assunto que ainda hoje, escola não pode silenciar. Não adianta fazer de conta que o problema não existe, é preciso enfrentá-lo abertamente para evitar que mais e mais jovens se vejam levadas a engravidar antes do tempo. E que por isso se vejam levadas a fazer um aborto, muitas vezes correndo risco de vida desnecessariamente.
METODOLOGIA
1. Assistir ao documentário “Meninas” de Sandra Werneck ; 2. A partir da exibição do curta, propor aos alunos as seguintes reflexões para debate: * Por que a taxa de gravidez em adolescentes vem aumentando nos últimos anos? * Podemos apontar “culpados” pelo crescimento desse fenômeno? * Destacar e comentar personagens centrais; * Analisar as posturas defendidas ao longo do filme; * Fazer uma análise pessoal.
3. Propor aos alunos que pesquisem em revistas e jornais impressos e sites de dois principais