Administração
O empreendedor surgiu devido à globalização onde as empresas se viram obrigado a reduzir seus gastos. O quadro de funcionários mudou e foi substituído pelas novas tecnologias, caso contrario seriam “esmagados pela concorrência”.
Os funcionários que perderam seus empregos tiveram que procurar outras maneiras de ganha dinheiro e daí surgiu novas empresas e novos empreendedores.
Podemos dizer que o empreendedor surgiu de uma necessidade, não só para obter lucros, mas também de ter certa independência. Muitos negócios são criados por pequenos empresários que em muitos casos, fazem de uma forma empírica sem uma base técnica, isso implica no alto índice de taxa de mortalidade dessas empresas. Por conta do crescente numero de empresas, foi necessário realizar pesquisas sobre os fatores que interferiam tanto no sucesso como fracasso desses empreendedores.
Entre esses fatores, podemos destacar algumas qualidades que são diferenciais para um empreendedor e que vão determinar seu sucesso, são eles: dedicados, proativos, persistentes, otimistas, independentes, possuem um bom network, são disciplinados entre outras. Calcular riscos, planejar e ter paixão pelo que faz são fatores determinantes para o crescimento e sucesso de seu negocio. “os empreendedores não visam só o lucro, eles acreditam que o dinheiro é consequência do sucesso dos negócios” (DORNELAS, 4° ed., pág. 24, 2012).
Um empreendedor pode ser considerado um administrador, porém existem diferenças entre os mesmos, das quais podemos citar que o administrador planeja para não correr riscos, já o empreendedor planeja e assume riscos calculados. Os administradores são mais centrados e seguem “regras”, o empreendedor é independente e normalmente não segue regras, tendo mais flexibilidade para mudar seu plano de negócios, quando necessário.
Para concluir, dentro das nossas observações, podemos dizer que cada um possui suas qualidades e diferenciais, a busca pelo conhecimento é algo imprescindível