Gravidez na adolescencia
Iniciação Científica
PUCRS
A temática da gravidez na adolescência aliada ao ensino de
Ciências e Biologia
Julio Cesar Bresolin Marinho1, Leduina Dutra Ferreira1, Vilmar Alves Pereira2 (orientador)
1
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus São Gabriel; 2Universidade Federal do Rio
Grande, FURG
Introdução
A escola descobre que, além de responsável por inserir os alunos no mundo letrado, ela é espaço de discussão e elaboração de temas relevantes na vida do ser humano. A maior parte das informações adquiridas pelos adolescentes vem de colegas que, igualmente, as estão buscando. Daí a fundamental importância da escola, sua participação no sentido de organizar e de esclarecer melhor as informações que ocorrem entre os grupos de colegas, de levar o adolescente à reflexão. Sem esquecer que cabe a família a educação, a escola pode e deve servir como um continente para os conflitos e anseios dos jovens. (ARAUJO e CARVALHO,
2008)
Além da família, é muito importante também, a participação da escola neste momento, devido a falta de diálogo de alguns pais. Neste momento entra o papel do educador para demonstrar para o aluno as varias maneiras de evitar a gravidez precoce e as dificuldades que irão encontrar se esta ocorre. (ALVES DO Ó e TAVARES, 2001)
Na adolescência, a sexualidade vem com angústias pelas mudanças que a natureza impõe. Por isso, o adolescente expõe esse tema como desafio à autoridade. Assim, consideramos fundamental a existência, na escola, de um espaço de conversa sobre a sexualidade. (ARAUJO e CARVALHO, 2008)
Ao educador de Ciências e Biologia cabe tratar a temática da sexualidade, principalmente no que se refere a gravidez na adolescência. Vista essa incumbência, objetivamos trabalhar o assunto de forma dinâmica em quatro escolas da rede pública do município de São Gabriel – RS.
Metodologia
No primeiro semestre do ano de 2009 a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de