Mesopotâmia
A palavra Mesopotâmia tem origem grega, significando “terra entre rios”, devido à localizar-se entre os rios Tigre e Eufrates. É considerada uma das mais antigas civilizações da história, localiza-se onde é o atual Iraque.
Entre os séculos V e I antes de Cristo, vários povos habitaram essa região. Entre eles podemos destacar: Babilônicos, Assírios, Sumérios, Caldeus, Amoritas e Acádios.
1 Subjetividade
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, muitos dos quais relacionados a elementos da natureza: Anu (deus do céu), Ishtar (deusa do amor e da fertilidade) Enlil (deus do ar e do destino), Shamash (deus do Sol e da justiça), Ninmah (deusa da terra e da fertilidade), Enki (deus das águas, da sabedoria e das técnicas). Os deuses eram representados à imagem e semelhança dos homens. Os deuses representavam o bem e o mal, tanto que adotavam castigos contra quem não cumpria com as obrigações.
Diversas cidades possuíam seus próprios deuses. Marduque, por exemplo, era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi. Em função do domínio desta cidade sobre a Mesopotâmia, este deus também passou a ser o mais importante em toda região.
2 Materialidade
A arquitetura era a mais desenolvida das artes. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, detijolos, por ser escassa a pedra na região;. O zigurate, torre piramidial, de base retangular, composto de vários pisos superpostos, formadas por sucessivos andares, cada um menor que o anterior. Construção característica das cidades-estados sumerianos. Nas construções, empregavam argilas, ladrilhos e tijolos. Provavelmente só os sacerdotes tinham acesso à torre, que tanto podia ser um santuário, como um local de observações astrônomicas.
3 Paleolítico e Neolítico
A mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização. As primeiras cidades resultaram da sedentarização da