gravidez na adolescencia
A adolescência é definida como um período que sucede a infância marcado por profundas transformações físicas, hormonais e psicossociais . É uma fase compreendida entre os 12 aos 20 anos em que surgem muitos conflitos , incertezas , inseguranças e instabilidades seja em relação a família ou em relação ao meio social no qual esses adolescentes estão inseridos. É no meio de tantas perturbações que os jovens estão construindo sua própria personalidade e experimentando alguns papéis vivenciados pelos adultos. Um desses papéis é o início da vida sexual que vem acontecendo cada vez mais cedo no decorrer dos anos sendo responsável pelos grandes índices de gravidez na adolescência ou o desenvolvimento de alguma doença sexualmente transmissível.
Algumas variáveis estão relacionadas a ocorrência da gravidez precoce como instabilidades emocionais das jovens , ausência de uma orientação sexual pelos familiares e nas escolas apesar de já estar incluído no currículo a educação sexual , o não conhecimento do próprio corpo ou então pela falta de um método preventivo durante as relações sexuais. Algumas vezes a adolescente é orientada a conhecer todos os métodos contraceptivos, mas para assumir sua vida sexual diante da família e da sociedade ou então para tentar segurar seu parceiro, não os utiliza de forma correta.
De fato, a anticoncepção é uma atividade complexa para os adolescentes apesar de ter uma grande quantidade de métodos contraceptivos disponíveis para utilização no mercado como a camisinha tanto feminina quanto masculina, o dispositivo intra uterino ( DIU) , pílulas, espermicidas, anticoncepcionais injetáveis e adesivos entre outros. Se utilizados corretamente possibilitam uma relação sexual segura prevenindo assim a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis.
O assunto é polêmico e traz consequências tanto para os