Gravidez na adolescencia
0. INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho vem no âmbito da disciplina de Enfermagem I, no módulo sobre Programas e Projectos da Saúde em Portugal. Este trabalho irá tratar a Gravidez na Adolescência que está integrado no plano do Planeamento Familiar. Este trabalho visa averiguar quais os objectivos deste plano, se as medidas estão a ser aplicadas e se resultam na medida da sua aplicação, assim como a elaboração de novas medidas ou métodos que possam complementar os até então existentes.
O número de gravidezes na adolescência tem vindo a variar muito de ano para ano. E existem vários factores que podem falhar, mais a nível de informação, para que isso aconteça. Esta informação pode ser, ou deveria ter sido compartilhada em casa em título de conversação em família. Muitas vezes isto não acontece porque o tema “Sexualidade” ainda é tabu entre muitas famílias. Quando essa informação falha, cabe a outras pessoas (por exemplo, professores, enfermeiros) a divulgação desta informação, as medidas
contraceptivas, a explicação sobre a concepção e tudo o que envolva este tema, mas, se após esta divulgação continuar a existir “crianças” a engravidarem, há medidas a serem tomadas, nomeadamente acompanhamento especializado (médicos obstetras, planeamento familiar) que possam tentar proporcionar a estas adolescentes, a continuação de um estilo de vida estável e continuo. Este tema é também importante, porque se destaca em várias áreas de estudo, sendo uma delas a Enfermagem. Neste campo os profissionais de saúde, têm que ter uma preocupação real porque, os jovens adolescentes podem constituir um grupo com comportamentos de risco. A sua intervenção deve seguir os três níveis de prevenção, salientando a prevenção primária.
Escola Superior de Saúde de Portalegre
2
Programas e Projectos – Gravidez na Adolescência
1. A ADOLESCÊNCIA
Ser adolescente é viver numa fase de transição entre criança e adulto. E com