granulometria
Disciplina: Materiais de construções
Professor: Lailson Ancelmo
Aluno: Cryssio Costa
Matricula: 11223027
Curso: Engenharia Civil
RELATORIO DE AULA PRATICA
ANALISE GRANULOMETRICA AGREGADO GRAUDO E MIUDO
TERESINA – PI
10/MARÇO/2014.1
INTRODUÇAO
Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escorias de aciaria, produto industriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.
Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outras.
OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo descrever os ensaios realizados em laboratório, onde aprendemos na pratica classificação dos agregado, analisada granulometricamente pelo método da peneiração.
ENSAIO EXPERIMENTAL Nº 1 Determinação do agregado graúdo estado solto, este ensaio tem por objetivo, determinar a composição granulométrica do agregado graúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR 7217.
MATERIAIS UTLIZADOS:
Balança de precisão;
Peneirador elétrico
Recipiente
Espátula (concha)
Serie das peneiras (25 / 19 / 12,5 / 9,5 / 6,3)
Amostra (brita)
PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO DO ENSAIO
A amostra a ser ensaiada é uma brita, onde foi