Granulometria - Exemplo de relatorio de aula prática
A granulométrica representa uma classe de tamanho de partícula, que é definida por um limite superior e um limite inferior de acordo com a escala adotada. As partículas de uma mesma classe ou fração granulométrica podem variar quanto à forma, estrutura e composição química, podendo ser cristalinas ou amorfas. (OLIVEIRA et al. [?])
A classificação e o peneiramento têm como objetivo comum, a separação de um material em uma ou mais frações, com partículas de tamanhos distintos. Além da obtenção da classe texturial, os resultados da análise granulométrica permitem uma caracterização quase permanente da amostra (OLIVEIRA et al.[?]).
2 OBJETIVOS
Conhecer o efeito de processos de classificação granulométrica, construir e identificar uma curva de distribuição de tamanho de partículas, bem como diferenciar diferentes escalas granulométricas.
3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O processo de moagem é o ultimo estagio do processo de fragmentação, ou seja, tem o objetivo de diminuir as partículas de um material solido. O rendimento de moagem depende das características da matéria-prima utilizada, por exemplo: a dureza do material, estrutura, umidade, a forma inicial das partículas, variação de temperatura, tendência á aglomeração (REZENDE; 2012).
São chamados de moinhos os equipamentos utilizados na moagem, onde existem vários tipos deles, como: moinho de bolas, moinho de barras, moinho de rolos, entre outros. A escolha do equipamento certo depende dos tamanhos que tem que ser gerados e das características dos minérios (REZENDE; 2012).
4 MATERIAIS E MÉTODOS
Sal grosso 1 kg;
Moinho de bolas;
Esferas de vidro de 3 mm;
Peneiras da série Tyler ou Mesh;
Agitador de peneiras;
Balança analítica e semi analítica; Copos de plástico 200 mL;
Espátulas.
Em um copo de plástico 200 mL, pesar 200 g de sal grosso na balança analítica, marca Shimadzu do comercio Ltda., modelo Ax200, ano 2010, série 8452000355. Na balança semi analítica, marca Gehaka Ind. E Com. Eletro.