Granulometria de carvão
Neste contexto, a britagem de carvões é uma operação fundamental para o processo de cominuição dos carvões que compõem a mistura, a fim de se obter uma distribuição granulométrica compatível com o processo de coqueificação. No entanto, esta operação torna-se bastante criteriosa devido a diferença de dureza dos carvões; diferença de distribuição granulométrica no recebimento dos materiais; desgaste das superfícies de britagem (martelos, placas) e principalmente a significativa porcentagem de partículas, no recebimento, já na granulometria requerida, abaixo de 2,83mm.
Segundo Ulhôa, 1991, a granulometria da mistura é crucial para a obtenção de resistência mecânica a frio do coque, Drum Índex 150-15, conforme ilustra a Figura 01 abaixo:
Um efeito colateral da elevação do % abaixo de 2.83mm, é a geração excessiva de superfinos(0,15mm). Este material diminui a densidade de carga consequentemente a efetividade do contato entre as partículas da carga e, por efeito, a resistência mecânica do coque.
Estas considerações evidenciam a importância da distribuição granulométrica da mistura para a qualidade do coque e produtividade, o que justifica a realização deste