Tratamento de água em franca
Sobre a ETA
A Estação de Tratamento de Água de Franca produz em média 75 milhões de litros de água potável por dia (868 litros/segundo) trabalhando 24 horas, no dia da visita a estação estava em manutenção consequentemente produzindo menos (700 litros/segundo).
A água que alimenta a ETA vem principalmente do Rio Canoas, localizado a 15 km de Franca, através de tubulações de 700mm de diâmetro.
Etapas de tratamento
1 – Coagulação
Quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de cloreto férrico ou sulfato de alumínio. Estas substâncias servem para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água.
[pic]
2 – Desinfecção
Aplicação de cloro, diluído em água, para matar microrganismos que podem causar doenças. Isso ocorre em duas etapas do tratamento: no início (pré-cloração) e no final (pós-cloração).
[pic]
3 – Floculação
Em tanques de concreto com a água é agitada em velocidade decrescente, assim as partículas sólidas vão se juntando em partículas maiores.
[pic]
4 – Decantação
Por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo dos tanques, formando uma camada de lodo, separando-se da água limpa que escoa por canaletas e é conduzida até os filtros.
[pic]
5 – Filtração
A água passa por filtros formados por carvão antracito, areia e cascalho de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
[pic]
Observação: os filtros são lavados a cada 20 horas, no processo de lavagem jatos de água, localizados na parte de baixo do filtro, empurram os resíduos acumulados para cima e estes são escoados até o filtro estar limpo.
[pic] [pic]
[pic] [pic]
Detalhamento das etapas ocorridas até agora (etapas 3, 4 e 5):
[pic]
6 – Correção do pH
É aplicada na água uma certa quantidade de cal