Grandezas Físicas
“Qualquer numero usado para descrever quantitativamente um fenômeno físico é uma grandeza física.”(Fisica 1,Sears e Zemansky.p.3)
Quando uma grandeza física é descrita por um único numero,ela é denominada de grandeza escalar.Diferentemente,uma grandeza vetorial é descrita por um modulo(que indica a “quantidade” ou “tamanho”) juntamente com uma direção e sentido no epsaço. (Fisica 1,S Z.p.9)
Medidas:”Medir significa comparar”
Há dois tipos de medidas:a direta é o resultado da leitura de uma magnitude mediante o uso de um instrumento de medida,como por exemplo,um comprimento com uma régua graduada.A medida indireta é a que resulta da aplicação re uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis,como a velocidade de um automóvel.( WWW.fisica.ufjf.br/disciplinas/labfis1/aula 1)
Sistemas de unidades:
A 14º Conferencia Geral sobre Pesos e Medidas(1971),estruturada no trabalho de conferencias e comitês internacionais precedentes,selecionou como unidades básicas sete grandezas apresentadas na Tab 1-1.Esta é a base do Sistema Internacional de Unidades.
Grandeza
Nome
Simbolo
Comprimento
Metro
m
Massa
Quilograma
Kg
Tempo
Segundo
s
Corrente elétrica
Ampère
A
Temperatura termodinâmica
Kelvin
K
Quantidade de substancia
Mol
Mol
Intensidade luminosa candela cd
Tab 1-1.
Erros de medidas:
Erros grosseiros:São devidos à falta de atenção,são resultados de enganos nas leituras e anotações de resultados.São de responsabilidade do operador e não podem ser tratados matematicamente.
Erros sistemáticos:São ligados às deficiências do método,do material empregado ou da avaliação da medida do operador.
Erros aleatórios:São erros essencialmente variáveis e não suscetíveis limitações. Não previstos,tratamento estatístico de erros ou teoria de erros.
(WWW.labspot.ufsc.br/circuitos/aula01)
Algarismos significativos: “ Em muitos casos,a incerteza de um numero não é apresentada explicitamente. Em