grandezas fisicas
Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas como, por exemplo: pressão, temperatura, comprimento, massa, tempo, etc.
Medir a grandeza física é compará-la com outra de mesma espécie, tomada como padrão ou unidade de medida.
Essas grandezas podem ser vetoriais ou escalares.
Grandezas escalares são aquelas que necessitam apenas de uma intensidade para serem caracterizadas. São exemplos de grandezas físicas pressão, massa, comprimento, tempo e temperatura entre outras.
Por outro lado, existem grandezas físicas que, para sua perfeita caracterização, exigem, além da intensidade, uma orientação espacial (direção e sentido). Tais grandezas recebem o nome de grandezas vetoriais. Como exemplo de grandezas vetoriais, podemos citar: força, impulso, quantidade de movimento, velocidade, aceleração e muitas outras.
É muito comum existir uma confusão entre o que é dimensão, grandeza física e unidade física. A toda grandeza física está associada está associada uma ou mais dimensões como, por exemplo: para a grandeza física comprimento utiliza-se a dimensão L, para a grandeza massa utiliza-se a dimensão M e para a grandeza tempo, T. Existem muitas unidades diferentes para se medir uma mesma grandeza física por isso é normal dentro da ciência se adotar um sistema de unidades escolhidas para medir as grandezas existentes em cada campo da física e da engenharia.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) é o único que foi definido com 7 unidades base, as quais constam na tabela A. Estas unidades foram escolhidas para formar um sistema coerente, em que todas as unidades derivadas são expressas diretamente em função das unidades de base, sem qualquer constante de proporcionalidade. Na tabela B constam as definições dessas unidades de base do SI. E na tabela C uma variedade maior de unidades utilizadas.
Tabela A – Unidades de base do SI
GRANDEZA FÍSICA
UNIDADE
Comprimento metro (m)
Massa
quilograma (kg)
Tempo
segundo (s)