Grandezas fisicas
Introdução………………………………………………………………………...… Página 2
Grandezas físicas……………………………………………………...……… Páginas 3-5
Múltiplos e submúltiplos do si …………………………………………….…. Página 6
Conversões de unidades do sistema americano para o si e vice-versa ………………………………………………………………………………………………. Página 7
Conclusão………………………………………………………………………… página 8
Bibliografia………………………………………………………………………… página 9
Introdução
A necessidade de medir surgiu desde os primórdios, e encima à origem das civilizações. Por muitas décadas cada região, possuía seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, e muita das vezes, baseadas no corpo humano, o que criava controvérsias no comércio. Desta controvérsia surge então a necessidade de se estabelecer um sistema internacional de medidas, Em 1789 o governo francês teve a preocupação de alertar a academia de ciências de França, para que se criasse um sistema de medidas constituído por (constantes naturais), evitando assim a medição arbitrária dos produtos . No decorrer deste trabalho será referenciado, ainda algumas unidades americanas e as suas respectivas correspondências no SI, bem como os múltiplos e submúltiplos do sistema internacional de unidades.
GRANDEZAS FÍSICAS
Em Física, uma grandeza define-se como sendo o conceito que descreve e envolve qualitativa e quantitativamente as relações entre as medidas. Medir significa comparar, e nas medições as grandezas aparecem sempre precedidas com uma unidade por meio de uma escala predefinida.
CLASSIFICAÇÃO DAS GRANDEZAS FÍSICAS
Grandezas escalares
Dizem-se Grandezas escalares as que encontram-se especificadas, definidas em módulo e expressas nas suas respectivas unidades de medida. Dentre elas destacamos:
Massa
Massa, definida como quantidade de matéria de um determinado corpo, ela é associada frequentemente ao peso dos corpos. Mas, esta associação não se