Grandes sistemas de direito
Família romano germânica
Mais disseminado no mundo, o direito romano germânico se baseia no direito romano. Dessa família deriva todo o direito da América Latina, Europa, mais da metade da Ásia e metade da África. É típico desse sistema a organização em códigos (escrita).
Teve inicio no século XII com o redescobrimento do Corpus Juris Civilis (obra jurídica fundamental, publicada entre os anos 529 e 534). Desde então começou a ser aplicado a varios países europeus, dentre eles Italia, Portugal, Alemanha e Espanha. Na França, o direito romano germanico foi implementado apenas parcialmente, sendo aceito como razao escrita e com o rei como legislador, enquanto os juizes mantinham os costumes. Sendo implementado por completo somente após a revolução francesa, tratando assim as leis como prioridade.
Essa família espalha-se hoje por todo o mundo e faz esquecer o antigo mundo de conquistas romanas
Common law
Diferente da familia romano germanica, o common law (direito comum) enfatiza e valoriza as decisões do tribunal e nao atos legislativos (como na familia romano germanica). A denominação Common Law é devida por ser um direito comum a toda a Inglaterra, em contraposição aos antigos costumes locais. Também existem elementos do Direito Romano no direito inglês, porém deformados pelos costumes do reino. Esse sistema foi difundido entre varios paises no mundo, mas principalmente aqueles que herdaram o sistema juridico da Inglaterra, como grande parte dos Estados Unidos e do Canadá e as ex-colônias do Império Britânico.
A origem do direito comum está nos costumes, mas modernamente o Common Law é formado pela acumulação de precedentes judiciários.No sistema de common law, o direito é criado ou aperfeiçoado pelos próprios juizes, uma decisão a ser tomada em um caso depende das decisões tomadas em casos anteriores, assim como afeta uma decisão a ser tomada no futuro. Quando não existem precedentes os juizes tem autoridade para criar