Grandes Nomes do Balé Clássico
Marie Anne de Cupis de Camargo foi uma dançarina belga, responsável por muitas mudanças técnicas e de estilos no ballet.
Aos 16 anos, fez sua primeira apresentação. Devido ao sucesso, seguiram-se várias apresentações em mais de 78 balés e óperas. Ela aperfeiçoou os passos com saltos, os quais eram somente executados por homens. Foi também responsável por estabelecer a manutenção de uma perna elevada a 90 graus do quadril. Encurtou as saias de ballet,e tirou os saltos dos sapatos de balé, facilitando assim a execução de movimentos mais complicados. Parou de dançar em 1734, mas retornou 7 anos depois apresentando-se várias vezes, com enorme sucesso.Em 1751 se aposentou com uma pensão do governo francês.Em 1930 foi fundada em Londres, a Sociedade Camargo, que se propunha a montar a cada ano espetáculos de balé e se possível com obras novas.
Jean-Georges Noverre:
Jean-Georges Noverre, bailarino e professor de balé francês.
Se destaca na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama “Letters sur la Danse”. A primeira versão foi editada em 1760 em Stuttgart e Lyon; depois a edição inglesa de 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris. Em todas estas Noverre manteve-se fiel as quinze cartas da primeira edição. Nas novas edições agregou algumas sobre música e duas cartas a Voltaire, cujo tema principal era um ator chamado David Garrick junto com um ensaio sobre a dança na antiguidade, um texto sobre a arquitetura de uma sala de opéra e libretos onde discute a dança em ação.
Gaetan Vestres:
Gaetano Apolline Baldassarre Vestris , francês e dançarino de ballet , nasceu em Florença e fez sua estréia na ópera em 1749.
Nascido de uma família teatral italiano, ele estudou dança com Louis Dupré na Royal Academy em Paris , depois ingressar na Opéra de Paris , onde atuou como professor de dança de Louis XVI . Vestris foi o primeiro