A dança e a cultura Brasileira
Orientação Monografia | Prof. Dr. José Luiz Tabith Junior – 19/06/15
Sarah Lünz O Lima | 410.7857-8
3. O Balé da cidade de São Paulo
O Balé da cidade de São Paulo é um dos corpos estáveis do Theatro Municipal de São Paulo. Foi criado em 7 de fevereiro de 1968 como uma companhia de balé clássico, porém, em 1974 foi transformado em uma companhia contemporânea, mantendo-se assim até hoje. Atualmente é comandada por Iracity Cardoso, uma bailarina de grande nome da dança brasileira.
São Paulo é uma cidade cosmopolita e dinâmica, onde a miscigenação cultural está presente em todos os lugares da cidade. Estas caracetrísticas estão presentes também no balé da cidade de São Paulo. Com 39 bailarinos e uma equipe técnica dirigida por Monica Mion, a companhia carrega em seu currículo 10 turnês internacionais e mais de 57 prêmios. Possui em seu repertório muitas obras de coreógrafos conceituados, porém o balé da cidade de São Paulo sofreu enormes transformações desde seu surgimento, em 1968. Criado pelo Brigadeiro Faria Lima, no auge da ditadura militar, o Corpo de Baile, como foi chamado, seguia o estilo europeu, com coreografias clássicas que acompanhavam as óperas encenadas no Theatro Municipal. Apenas um ano mais tarde, a companhia ganhou autonomia e passou a fazer apresentações independentes e logo foi reconhecida internacionalmente.
3.1 Cinco décadas de persistência
Em seu nascimento, o balé da cidade de São Paulo seguia o estilo clássico europeu. Porém, em 1974, sob a direção de Antonio Carlos Cardoso, Iracity Cardoso e Marilena Ansaldim o clássico deu lugar ao contemporâneo e a companhia expressava a arte da dança como um sentimento que está ligado aos conflitos da época e da sociedade em que está inserida. A companhia mantêm tais valores e nome até hoje. Após essa mudança, o nome foi alterado de Corpo de Baile para Balé da cidade de São Paulo e passou a buscar novas tendências da dança e novos bailarinos, mantendo