Trabalho sobre Dança para Marketing Esportivo
Trabalho G1 – Modalidades Esportivas e Novos Negócios
Modalidade escolhida: Balé
O balé se originou na Itália renascentista do século XV, mais tarde se desenvolvendo e ganhando força na Rússia e na França como a dança típica dos concertos e operas. Mais tarde se espalhou pelo mundo e influenciou diversas outras modalidades de dança.
Originalmente acompanhado por música clássica, o balé possui uma forma altamente técnica e requer muita prática.
São características imprescindíveis de uma bailarina a consciência corporal, equilíbrio, postura ereta, rotação externa dos membros inferiores (en dehors), movimentos suaves e precisos dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que foca toda a sua atenção na primeira bailarina, valorizando o trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos.
Atualmente existem várias modalidades de balé, são elas:
Ballet Clássico
O balé clássico é o mais formal dos estilos de balé, que adere à técnica do balé tradicional. Suas variações são relativas à área de origem e levam os nomes de grandes bailarinos e escolas que influenciaram o meio de forma a muda-lo para sempre. Os cinco estilos mais conhecidos do balé são o método Vaganova (da bailarina russa Agrippina Vaganova), o método Cecchetti (do bailarino italiano Enrico Cecchetti), o método Bournonville (do bailarino dinamarquês Agosto Bournonville), o método Balanchine (do bailarino da School of American Ballet George Balanchine), e o Royal Academy of Dance Method, criado na Inglaterra.
Ballet Neoclássico
O balé neoclássico usa o vocabulário do balé tradicional, mas é menos rígido, mais moderno e complexo. Combina o balé clássico Russo, o de Balanchine e modernas técnicas de experimentação.
Ele se baseia na técnica avançada do século 19, excluindo sua narrativa detalhada e cenário teatral pesado. Em sua