Grandes nomes da história
1 Biografias
1.1 René Descartes
René Descartes nasceu na França em 31 de março de 1596, nascido em família rica, Descarte nunca teve problemas financeiros, tendo uma vida farta sem a necessidade de se preocupar com o trabalho. Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris, Com um ano de idade Descartes perdeu a mãe, Jeanne Brochard no seu terceiro parto, foi criado pela sua avó, seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha. Descartes estudou desde os 8 anos de idade no Colégio dos Jesuítas, o Colège Royal de La Flèche, considerado um dos melhores da época.
Foi uma criança frágil e sua saúde só foi restabelecida após os 20 anos de idade. Este fato fez com que Descartes dormisse até tarde perdendo a maior parte das aulas matutinas. Este fator, porém não o impediu de ser um aluno brilhante. Aos 18 anos sai do colégio para ingressar no curso de direito em Poitieres, terminando sua licenciatura em 1616.
O impulso para a viagem, para a aventura, nasce de uma profunda inquietação com o tipo de ensinamento, com as formas de filosofia e de ciência reinantes naquela época. Para ele, a filosofia e a ciência estavam esclerosadas, pois tinham como ponto de referência indubitável e verdadeiro a filosofia escolástica, de cunho tomista-aristotélico, como se não mais coubesse a pergunta pela verdade de algo, de uma proposição, mas tão-somente uma disputa sobre a interpretação de "verdades" tidas por eternas. Resgatar o princípio mesmo da filosofia implicava um pensamento autônomo, livre de quaisquer amarras, e, sobretudo, livre de toda espécie de preconceito. Se cada um de nós almeja ter uma idéia verdadeira, devemos preliminarmente afastar esse tipo de pré-conhecimento, de pré-conceito, sedimentado no senso comum, impeditivo de que se possa pensar diferentemente. O senso comum de uma época, qualquer que seja, não é nem pode ser critério de