Sociologia
Sumário
INTRODUÇÃO
Este artigo trata sobre o trabalho e suas vertentes, suas diferentes interpretações ao longo do tempo, seus períodos de consolidação na sociedade, com pontos positivos e negativos, como a desigualdade que se da entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
O trabalho feminino sempre esteve presente no mundo, contribuindo com seus esforços até em momentos de guerra. E somente no inicio do capitalismo teve seu esforço considerado trabalho, sempre com salários inferiores, chegando a ganhar ¼ dos rendimentos masculinos em igual situação trabalhista, enfrentou muitas barreiras, e com muito tempo foi adquirindo seus direitos dentro da competição que é mercado de trabalho. Todavia, a luta das mulheres por igualdade no mercado de trabalho e na vida social ainda tem muitas batalhas a serem conquistadas, muitas ideias culturais precisam mudar para a sociedade evoluir junto com o avanço da mulher no mercado de trabalho.
Objetivo do Trabalho
O trabalho assume diversos sentidos ao longo da historia ele era uma condição para a cidadania no século XX. Weber analisa a valorização do trabalho através da religião e do desenvolvimento capitalista. O trabalho é um fator de estrutura nas relações sócias, e da à divisão do trabalho na sociedade capitalista e por isso tem diversas interpretações. Na Visão de Dumtheim sua divisão tem função de integrar a sociedade, e com isso favorece as desigualdades sociais.
A produção em massa do fordismo provocou mudanças no modo da divisão do trabalho, o que levou os trabalhadores a ter relativa proteção do trabalho, e isso graças a suas lutas para a existência de uma regulação do estado e a um pacto entre sindicatos e impressas. A crise de 1970 levou o mundo a uma transição econômica, política e sócia. A nova divisão internacional d trabalho reproduziu as velhas assimetrias do poder.
Paradoxo do trabalho
O trabalho e dito como fonte de vida, de produção de