Grandes mestrs
Ana Botafogo
Nasceu no Rio de Janeiro em 1957 e é a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, tendo se apresentado na Europa, América do Norte, Central e Sul. Sua carreira profissional iniciou-se na França, com o Ballet de Marseille, de Roland Petit. É considerada a mais importante bailarina brasileira por sua técnica, versatilidade e arte (BRAGA, 1993:7).
Cecília Kerche
Discípula de Vera Mayer, Halina Biernacka, Karen Schwarz, Bill Marin Viscount e Pedro Kreszczuk, Cecília Kerche é uma das personalidades mais notáveis surgidas no ballet latino americano das últimas décadas. Brasileira, nasceu em 1960 e desde 1989 é convidada periodicamente como primeira bailarina pelo Teatro Colón de Buenos Aires, além de ser a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1985. Por sua técnica refinada e seu talento artístico, é considerada como uma das bailarinas mais importantes da atualidade (O QUEBRA NOZES, 1998:10).
Roberta Marquez
Brasileira, começou seus estudos de ballet clássico no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, aos seis anos, e formou-se dez anos depois. Em 2001, quando a coreógrafa russa Natalya Makarova veio ao Brasil remontar um ballet, se encantou com Roberta Marquez. Mais tarde, Makarova foi contratada pelo Royal Ballet de