Grandes marcas
Transportes, para a maioria das firmas, é a atividade logística mais importante, simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos.
4.1 Sistemas de transporte
O transporte é considerado um elemento muito importante para a economia, senão o mais importante do custo logístico das empresas. O transporte é um sistema muito importante para o desenvolvimento de uma nação. Quando, porém, o transporte tem preço bom, disponibiliza seus produtos para outras localidades com grande chance de desenvolvimento. Transporte refere-se aos vários métodos para movimentar produtos. Algumas das alternativas mais populares são os modos rodoviários, ferroviários e aeroviários. A administração da atividade de transportes geralmente envolve decidir quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos. Para implantar melhoramentos na estrutura industrial, é necessário dinamizar o sistema logístico, que engloba o suprimento de materiais e componentes, a movimentação e o controle de produtos e o apoio ao esforço de vendas dos produtos finais. À medida que o transporte fica mais barato e de fácil acesso, contribui para aumentar a competição no mercado, garantir a economia de escala e reduzir os preços das mercadorias. Na falta de um bom sistema de transporte, o mercado fica limitado à produção local, e, com melhores serviços de transporte, o custo de mercados distantes pode ser bastante competitivo.
4.2 Oferta dos serviços de transporte de carga
A oferta de serviços de transporte, que viabiliza a movimentação de insumos e produtos para a concretização da atividade econômica, tem a influência de variáveis que determinam os atributos de custo e nível do serviço prestado. Uma definição adequada da oferta dos serviços de transporte transcende os aspectos meramente monetários. Nessa contextualização, explica-se que o frete para um destino onde haverá congestionamento, o que implica