Grandes civilizações
Prefácio
A história da civilização Maia é repleta de suposições. Mas, hoje, graças a estudos arqueológicos é possível saber que eles começaram a deixar indicações de sua presença na Mesoamérica há mais de 2500 anos.
De Inicio eram nômades, porem a partir do momento em que passaram a praticar a agricultura, se fixaram, organizaram centros urbanos que evoluíram para grandes cidades, estudaram astronomia, estabeleceram dois calendários. Chegaram a trocar produtos com povos visinhos, desenvolveram a matemática e a escrita. Enfim, tornaram uma civilização bastante complexa que por varias vezes abandonou misteriosamente suas principais cidades. Embora a chegada dos espanhóis a América Central tenha sido determinante para o fim da civilização Maia, internamente eles haviam entrado em declínio. Por quase três séculos, os Maias foram praticamente esquecidos. Em 1839 ao ouvir rumores sobre a existência de certas ruínas perdidas nas selvas, o explorador Lloyd Stephens, acompanhado do arquiteto e desenhista Frederick Catherwood, visitou Copán, Palenque e outras localidades
A CIVILIZAÇÃO MAIA:
Embora haja várias hipóteses, algumas bem mirabolantes, a origem desse povo jamais foi determinada com precisão.
Na segunda metade do século VIII, com o apogeu cultural Maia, além dos vários templos surgiram numerosas estatuas com relevos hieroglíficos, como a da cidade de Copán.
Combates sucessivos entre os Maias e os povos que os rodeavam facilitaram a conquista espanhola, que encontrou uma civilização dividia e militarmente enfraquecida
A partir da organização social os Maias desenvolveram a religião, as guerras rituais, a arquitetura, a arte, a escrita, a agricultura, os calendários e as ciências, que fizeram com que eles se distinguissem dos demais povos mesoaméricos.