AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOS
No mapa, podes ver a localização das cidades mais antigas que o homem já construiu.
A maior ou menor riqueza das aldeias dependeu sempre da fertilidade do solo, da secagem dos pântanos ou dos depósitos deixados na terra por ocasião das enchentes. A necessidade de as populações repararem os danos das cheias e de criarem redes de represas, canais e obras de irrigação levou-as a unirem-se e a organizarem-se.
Ora, a antiga aldeia não tinha possibilidade de responder a essas exigências. Só a cidade pôde mobilizar-se e centralizar a força de trabalho capaz de levar a cabo a defesa e organização dos grupos populacionais. A cidade, criada a partir do desenvolvimento da cidadela (recinto fortificado) da aldeia, passou a contar com um novo corpo de habitantes: funcionários administrativos, artesãos e mercadores. A cidade distingue se definitivamente da aldeia quando cria a escrita, o cálculo e o sistema de pesos e medidas. "
Lewis Munford. "A Cidade na História" (adaptado) História da Mesopotâmia
História da Mesopotâmia, Povos Mesopotâmicos, Assírios, Babilónios, Sumérios, Babilónia, Código de Hamurabi, Escrita Cuneiforme, Zigurate, Jardins Suspensos da Babilónia, Torre de Babel, economia, arquitectura, arte e administração.-Introdução-A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Esta região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Médio Oriente, onde actualmente se situa o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
SUMÉRIOSVários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilónios,