Blocos Economicos
MERCOSUL- Mercado Comum do sul
O Mercosul tem como principal objetivo criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Complementando esse objetivo maior busca-se a adoção de uma política externa comum, a coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, à formulação conjunta de políticas macroeconômicas e setoriais, e, por fim, a harmonização das legislações nacionais, com vistas a uma maior integração.
Países Membros: formada por quatro países membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e dois Associados, Bolívia (Tratado assinado em 28/02/1997) e Chile (Tratado assinado em 25/06/1996), na região denominada Cone Sul do Continente Americano.
NAFTA- “North American Free Trade Agreement”, ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
Objetivos: A derrubada das barreiras alfandegarias garantindo assim o livre comércio entre os países membros e facilitando o fluxo de mercadorias, redução de custos comerciais entre os mesmos, aumentar o percentual de exportação entre si. Garantir elevação e ajuste da economia dos países membros para que os mesmos ganhem destaque e competitividade no cenário global do comércio.
Países Membros: Estados Unidos da América, Canadá e México. O Chile participa como membro associado. O bloco foi fundado em 1 de janeiro de 1994.
ALCA- Área de Livre Comércio das Américas.
Objetivos: Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entre os países membros, esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países; Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros; Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas; Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico. Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca.
Vale