Grandes Antilhas
Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica e Porto Rico.
INTRODUÇÃO:
CUBA.
Única nação comunista das Américas, Cuba está localizada na entrada do golfo do México. O país vive uma série crise econômica desde a desintegração da União Soviética (URSS), da qual era dependente, situação agravada com embargo comercial imposto pelo Estados Unidos na década de 1960. Nos últimos anos, o governo abre limitadamente a economia do país, incentiva o turismo e aproxima-se da Venezuela. No campo político, mantém o regime fechado de partido único.
A ilha de Cuba, a principal do território cubano, é a maior do arquipélago das Antilhas. O relevo é predominante plano, com uma pequena zona montanhosa no sudeste, a Serra Maestra, de onde partiu a guerrilha liderada por Fidel Castro para tomar o poder, em 1959. O modelo socialista de educação e saúde elevou o padrão de vida local- a população em acesso gratuito a serviços de saúde e praticamente não há analfabeto no país. Em virtude da origem africana de parte da população, a cultura cubana possui muito em comum com a brasileira, como o Carnaval e a santería, religião semelhante ao candomblé.
DEMOGRAFIA:
Segundo o censo de 2002, a população cubana era de 11.177.743 de pessoas, incluindo 5.597.233 homens e 5.580.510 mulheres. A composição étnica era de 7.271.926 brancos, 1.126.894 negros e 2.778.923 mulatos (ou mestiços). A população de Cuba tem origens muito complexas e casamentos entre os diversos grupos raciais são comuns. Há discordância sobre as estatísticas raciais. O Instituto para Estudos Cubanos e Cubano-Americanos da Universidade de Miami, diz que 62% da população é negra, enquanto as estatísticas do censo do governo cubano afirma que 65,05% da população era branca em2002. O Minority Rights Group International diz que "uma avaliação objetiva da situação dos afro-cubanos continua a ser problemática devido aos registros escassos e a uma falta de estudos