Historia
A Partir da Arquitetura e da decoração externa do Museu explique qual a mensagem que o prédio transmite a quem o observa.
O prédio é construído no estilo eclético e possui sua fachada principal inspirada na renascença Francesa. Esta é composta por um conjunto de Frontões, colunatas e relevos ( que em minhas observações notei serem de terracota) representando as grandes civilizações da antiguidade (Pérsia, Roma, Grécia, Egito, Mesopotâmia, Egito, Índia e China ).Além de uma série de medalhões que retratam artistas , os quais não pude constatar as identifições.
As Laterais são inspiradas na renascença Italiana e são compostas por uma série de mosaicos em estilo Parisiense com figuras de diversas personalidades influentes ( cada um em uma determinada época) , temos com exemplos Vitruvio, Alberti, Vasari, Charles le Blanc, Sthaaendal, Ruskin , entre outros. (VIDE FOTO 1)
E por ultimo mais não menos importante temos a parte posterior do museu que é composta por grandes vãos e áreas de baixo relevo que formam grandes telas responsáveis por representar diferentes fases de civilizações antigas como o Egito por exemplo. Esta foi realizada com maior liberdade pelo o seu autor e possui características que nos rementem ao período Neoclássico da arte.
foto 1
Questão 2
Descreva em linhas gerais o conteúdo do acervo exposto nos dois corredores do segundo andar do museu. Observando como está organizada a exposição, a temática e quais as peças que estão em destaque.
O acervo exposto no corredores visitados do segundo andar , é composto por uma série de réplicas de esculturas Clássicas (Gregas e Romanas) e bustos de diversas personalidades históricas personalidades ambos feitos em gesso que tiveram como origem a produção artística de professores e alunos da Academia Imperial de Belas Artes e a Escola Nacional de belas artes . Exceto por um busto original que foi produzido em Mármore e se encontra em destaque (VIDE FOTO 2) onde