Gramática Banda Desenhada
Professor: Dr. Francisco Fradinho
Aluno: Francisco Duarte Pinto Fonseca nº8
Ano: 5º B
Introdução
O que é a banda desenhada?
A BD remonta às próprias origens da humanidade, quando não havia um código escrito e falado definido
As histórias eram contadas e deixadas aos seus descendentes através de desenhos escritos nas paredes das cavernas.
A BD é uma forma de expressão chamada figuração narrativa, isto é, um género misto, que une imagem e texto para narrar uma história.
Para contar uma história em BD com várias páginas exige o conhecimento da gramática da BD, que se compreenda e sinta o movimento das personagens na paisagem, o seu ritmo e expressividade próprias, as expressões e intenções das personagens e que se ouçam as falas das personagens e o som de cada enquadramento.
A Linguagem da Banda Desenhada permite-nos conhecer os princípios da BD e a gramática da BD, fator primordial para abordagens e explorações corretas.
A gramática da BD
A GRAMÁTICA da B.D. é um conjunto de regras de composição e leitura das pranchas; É um sistema normativo de representação gráfica ou seja, é importante que se conheça a forma como a BD é criada para a poder ler, entender e reproduzir.
A criação de uma história de BD inicia-se pela localização da narrativa num determinado espaço e num determinado tempo, estabelecendo o conjunto de referências que nos permitem perceber que os acontecimentos e as cenas estão a acontecer numa determinada época e numa determinada região ou lugar. Ao mesmo tempo são criadas as personagens, procurando caracterizá-las física e psicologicamente.
Para criar uma BD é necessário que exista um meio de comunicação misto, o objetivo é contar uma história e os materiais necessários são os seguintes:
- as pranchas, as tiras, as vinhetas ou quadradinhos, as legendas, o apêndice, os balões, enquadramento e ritmo, planos de visão, que pode ser geral, de conjunto,