Relatório/síntese de participação em conferência ou seminário
Professor Hugo Dias
Relatório/síntese de participação em conferência ou seminário.
II conferências Políticas Coimbra 2013, Casa Municipal da Cultura
O Poder, o Estado e as Instituições.
Maquiavel – 500 Anos de O Príncipe
20 abr O Estado e os Conflitos Sociais
Moderador: João Fernando Ramos (RTP), António Garcia Pereira, Clara Ferreira Alves, Miguel Morgado, Nuno Encarnação e Sérgio Sousa Pinto.
Aluna: Nathália Figueiredo de Azevedo
2012187917
Coimbra
31/05/2013
Síntese de participação em conferência ou seminário
Realizada no dia, 20 de abril, na Casa Municipal da Cultura, a segunda edição das Conferências Políticas trouxe a temática sobre o papel do Estado nos conflitos sociais. Com um conjunto reconhecido de oradores, António Garcia Pereira, Clara Ferreira Alves, Miguel Morgado, Nuno Encarnação e Sérgio Sousa Pinto. O evento contou com a moderação da RTP, João Fernando Ramos.
Com o título “Poder, Estado e Instituições”, a segunda edição das Conferências Políticas comemora também os 500 anos da redação de “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, um dos primeiros pensadores a escrever sobre ciência política e o Estado moderno. A conferência, que consistiu numa pequena mensagem de abertura de cada um dos oradores, seguido de um amplo debate, esteve longe de gerar consenso entre os presentes.
Somente dois oradores comentaram sobre o papel do estado em relação à obra de Maquiavel. O professor da Universidade Católica e orador convidado, Miguel Morgado, realçou a importância da figura do “príncipe”, em comparação ao papel do Estado, como um moderador. Função que apenas pode exercer “se não for à causa de conflitos sociais”, sustentou Miguel Morgado. Realçando o papel das instituições do Estado comenta a origem da dívida em relação ao papel das organizações sociais, que são um instrumento de complementação das atividades que o estado por si só não consegue realizar.