GRAMATICA
Acentuação Gráfica
Definição
Às vezes, quando vamos escrever algumas palavras, dá uma agonia, não é?
Como se escreve? Como se acentua? Qual é a sílaba tônica da “criança”? Só de pensar que existem mais de 380 mil palavras na língua portuguesa... Aff!
Bem, este capítulo não vai deixá-lo na mão, mas prepare-se para muita decoreba! O fato é que você terá a capacidade de acentuar adequadamente todas as palavras, ok? “Bem, mas o que é acentuação gráfica, Pest?” Não é nada complicado.
A Acentuação Gráfica trata da correta colocação de sinais gráficos nas palavras. Nas palavras de um conceituado gramático, “as regras de acentuação visam sistematizar a leitura dos vocábulos da língua; assim sendo, baseiam-se na posição da sílaba tônica, no timbre da vogal, nos padrões prosódicos menos comuns da língua, na compreensão dos conceitos de encontros vocálicos etc”. Por isso recomendo que você releia os encontros vocálicos (Capítulo 1). Muito importante!
Para que você não erre uma questão de acentuação (que sempre cai em prova!), é preciso conhecer bem a posição da sílaba tônica das palavras. Por isso – vá por mim! –, reveja também Ortoepia e Prosódia (no Capítulo 1). E, é claro, não deixe de consultar um bom dicionário e, principalmente, o VOLP (encontrado no site da ABL, a Academia Brasileira de Letras).
Obs.: A nova ortografia, que iria entrar em vigor em 1o de janeiro de 2013, foi adiada para 2016 pelo governo federal. No entanto, como as bancas de concursos públicos vêm trabalhando as lições da nova ortografia em suas
84/1611
questões, optei por ensiná-las nas lições deste capítulo e do seguinte.
Vamos ter bastante tempo agora para internalizar mais ainda as regras do Novo Acordo Ortográfico. Tomara que não decidam fazer uma
“nova nova ortografia”, senão a gente vai ficar maluco de tanto decorar regrinhas ortográficas.
Sinais Diacríticos
Os sinais diacríticos, também chamados de notações léxicas, servem para indicar, dentre