GRAFENO
Centro de Comunicação e Expressão Visual
Curso de Design
Grafeno
Gabriel Cardoso Richard Prof. Dr. Paulo Cesar Machado Ferroli
Florianópolis, 04 de julho de 2014
GRAFENO
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões.
O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra. O nome grafeno foi apresentado pela primeira vez em 1987 por S.Mouras e colaboradores enquanto estudavam as camadas de grafite intercaladas por compostos
PROCESSOS
“Levando em consideração que é possível fabricar semicondutores usando grafeno no lugar do silício, podemos fazer componentes que são mais baratos e eficientes do que aqueles disponíveis atualmente no mercado”, afirma o Dr.
Helge Weman, da Norwegian University of Science e Technology (NTN
Método desenvolvido pela Fujitsu para criar o primeiro chip com o novo materia. Utilizam folhas de grafeno fabricadas artesanalmente, geralmente colocando colando uma fita adesiva sobre uma folha de grafite e removendoa cuidadosamente. O grande interesse no feito agora alcançado pelos engenheiros da Fujitsu é que a técnica não se baseia em aparatos delicados de laboratório, mas em equipamentos utilizados rotineiramente pela indústria eletrônica.
Os transistores de grafeno foram construídos diretamente sobre a superfície das pastilhas isolantes usadas pela indústria, usando a técnica de deposição de vapor químico em baixa