Grafeno
Lucas Maciel Schneider
Lajeado – 08/2013
Sumário
Objetivo
Justificativa
O que é Grafeno
Método de Produção
Passos para a obtenção
Propriedades e aplicações
Conclusão
Referências
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o Grafeno, o material mais impermeável e forte do mundo que foi descoberto no ano de 2004 e tem grandes chances de substituir o Silício por suas propriedades elétricas muito superiores. Com o Grafeno será possível a criação de nanotecnologias que concebíveis antes de sua descoberta. Além disso este material é altamente flexível e 200 vezes mais resiste que o aço e possui uma alta condutividade térmica e elétrica.
Justificativa
Atualmente na indústria eletrônica o silício é utilizado como material básico para a produção de células solares, chips e diversos circuitos eletrônicos, por sua ótima condutividade elétrica. Com o avanço constante da tecnologia, a exploração das propriedades eletrônicas do silício também aumentou, chegando a um ponto onde se tornou muito difícil o seu manuseio para o atendimento da tecnologia do século XXI.
No ano de 2004 Andre Gein e Kostantin Novoselov, descobriam como obter o Grafeno o material substituto do Silício. Apartir deste momento se abriu um grande número de possibilidades para o aperfeiçoamento das tecnologias contemporâneas, visto que este novo material conduz a elétrons 60 vezes mais rápido do que o Silício. Além disso as propriedades mecânicas deste material também chamam bastante a atenção. O Grafeno é o material mais impermeável do mundo, podendo até conter o gás Hélio, que possui um átomo muito leve e pequeno. Ele também é o material mais forte já descoberto, dentro de suas proporções, podendo até superar o