Grafeno
GRAFENO - O que é esta tecnologia
O grafeno é um material ultrafino e ultrarresistente e conduz energia com mais velocidade que o silício, que é usado nos computadores atuais. O grafeno foi descoberto a 8 anos, os cientistas aplicaram uma fita adesiva comum no grafite retirado da ponta de um lápis e conseguiram criar uma lamina de carbono da espessura de um átomo, O que torna o material especial é a estrutura hexagonal com que seus átomos individuais estão distribuídos, que gera uma folha plana que, se enroladas, geram nanotubos de carbono. A descoberta dos cientistas mostrou que uma folha de grafeno que,”por exemplo, parecido com um plástico fino esticado sobre uma xícara de café, que só seria perfurado por uma carga maior que a de um automóvel”. É um material tão impressionante que alem de transparente e 200 vezes mais resistente que o ferro e ainda é flexível, o que abre inúmeras possibilidades o grafeno pode ser o futuro dos chips de computador e das telas de TVs, tem aplicações também previstas na área de energia solar e poderá também alimentar baterias de celular.
Esquema da estrutura do grafeno
O grafeno é constituído por uma camada extremamente fina de grafite, o mesmo material encontrado em qualquer lápis comum. O que torna o material especial é a estrutura hexagonal com que seus átomos individuais estão distribuídos, que gera uma folha plana que, se enroladas, geram nanotubos de carbono.
GRAFENO - Como surgiu: O grafeno surgiu através da descoberta de Andre Geim e konstatin novoselov, que ficaram intrigados com estrutura do grafite que estão na ponta de nossos lápis. Eles perceberam que o grafite não e solido nem friboso e nem agregado e desconfiaram que se trata de uma serie de folhas sobrepostas como um montante de papel, e eles conseguiram isolar o grafeno usando um instrumento inesperado na ciência, uma fita adesiva, começaram com um resíduo de grafite e usando a fita adesiva, foram separando as camadas ate chegar as partículas