Graduação
Disciplina: Fundamento das ciências sociais
Curso: Gestão de Recursos Humanos; 1º período; Turma A; Noite
Exercícios
Material Didático - Capítulos: 2
Maio – 2013
Belo Horizonte - MG
Capítulo 4 – A emergência do pensamento social em bases científicas
Exercícios 1 a 3; Página: 75
1. Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
2. Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Respostas:
1. Os filósofos positivistas descobriram que havia uma distorção nas ideias e teorias de Darwin, que os princípios da seleção natural são aplicáveis às formas de vida cujo comportamento é expressão das leis imperativas da natureza, ou seja, aquelas incapazes de transformar o ambiente em favor da sua adaptação e sobrevivência.
2. Chegou em um ponto que os europeus foram obrigados a expandir e a conquistar novos mercados consumidores para garantir a sobrevivência das indústrias e dos lucros dos bancos. Os países europeus tiveram de lidar com civilizações que tinham princípios diferentes dos seus e a ideia evolucionista da biologia é justamente isso, a seleção natural pressiona as espécies no sentido da sua adaptação ao ambiente, obrigando-as a se transformar continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência.
3. O movimento “dinâmico” e o movimento “estático”. Ele os relacionava da seguinte forma: o movimento dinâmico representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização e o estático era responsável pela preservação dos elementos