Graduação
ORDWAY TEAD : aponta uma lista de qualidades julgadas necessárias aos líderes, como: energia física e nervosa, sentido de finalidade e direção, entusiasmo, amabilidade e afeição, honestidade, competência técnica, espírito de decisão, inteligência, habilidade pedagógica e fé.
BARNARD : faz a seguinte colocação:
1. O primeiro aspecto é a superioridade individual no campo das técnicas de liderança: uma pessoa que se destaca pelo físico, habilidade, conhecimentos, percepção memória, ou pela imaginação, atrairá a administração e será capaz de liderar subordinados.
2. Um segundo aspecto inclui superioridade individual em determinação, persistência, resistência ao sofrimento e coragem.
MAY SMITH : apresenta uma lista de seis qualidades indispensáveis: a inteligência e o raciocínio, a compreensão imaginativa, o talento de aceitar responsabilidades, o temperamento bem-equilibrado, o interesse em ser justo e o senso de humor.
WALTER PUNCKEY: aponta a capacidade de manifestar um objetivo comum, uma imparcialidade óbvia, o apreço, a compreensão, a capacidade de delegar, de coordenar, um juízo astuto de caráter, força e firmeza, o poder de refletir o progresso do grupo, o senso de humor. Não encontramos, como se observa, duas listas idênticas; ademais, existem inúmeras objeções para essas listas, como a de que alguns dos mais bem sucedidos líderes da história jamais tiveram algumas das qualidades mencionadas. Com o desenvolvimento das ciências sociais, o estudo da administração passou a