Graduação
Propriedades dos tensoativos
As propriedades dos tensoativos (e, portanto, sua aplicação) dependem basicamente de sua estrutura química. A maior parte das propriedades dos tensoativos está relacionada a fenômenos de superfície, destacando-se a redução da tensão superficial ou interfacial, a detergência, a umectância ou molhabilidade, a formação, estabilização, quebra ou supressão de espuma, a emulsificação, entre outras. Em geral, a propriedade de caráter mais marcante dita a aplicação principal do tensoativo, que é, com isso, classificado como detergente, umectante, espumante, anti-espumante, estabilizante ou supressor de espuma, emulsionante, entre outros.
Propriedades dos Tensoativos
1. Diminuem tensão interfacial e superficial
2. Detergência
3. Formação espuma
4. Molhabilidade
5. Emulsionantes
6. Solubilização
Cite 10 tensoativos utilizados em shampoo?
Aniônicos (Sabões de ácidos graxos)
Lauril sulfato de sódio, TEA ou NH3 Lauril éter sulfato de sódio, TEA ou NH3
Lauril éter sulfossuccinato de sódio Sarcosinatos de sódio
Cocoil sarcosinato de sódio Cocoil glutamato de sódio
Lauroil glutamato de sódio Cocoil glutamato de sódio
Cocoil glicinato de sódio Óleo de oliva PEG-] carboxilato de sódio
Qual a importância do sal no shampoo?
O sal (cloreto de sódio) é um eletrólito que em pequenas concentrações ajuda as misturas feitas com alquil sulfatos, como o lauril éter sulfato de sódio - que é um tensoativo comum presente nas fórmulas de shampoos -, a ganhar um ligeiro aumento de viscosidade.
É verdade que shampoo com sal estraga o cabelo deixando-o seco?
Não, impossível! Coitado do cloreto de sódio! Não é ele o responsável por cabelos secos ou estragados e sim tudo o que a pessoa faz de errado com seus fios de cabelo, como tratamentos químicos alisantes, descolorantes,