Graduação
De forma a compreender os ambientes multimedia e o papel que estes assumem na aprendizagem, torna-se pertinente reflectir acerca das suas caracteristicas. Os sistemas multimedia para além de combinarem diversos formatos no que respeita à representação da informação, facilitam a aprendizagem dos alunos, colocando-os no centro da mesma como sujeitos activos.
Numa situação de ensino/aprendizagem os objectos de aprendizagem, ou seja os instrumentos que intervêm de forma directa ou indirecta no processo educativo do aluno, deverão ser organizados e estruturados de forma coerente.
Uma vez que os ambientes multimedia proporcionam aos utilizadores o acesso à informação através de vários formatos (imagem, texto, som), os especialistas deverão ter alguns cuidados na apresentação da mesma.
De acordo com a investigação de Mayer a aprendizagem multimedia fundamenta-se em três princípios cognitivos: selecção da informação, organização da mesma e integração. Esta ultima ocorre quando os alunos estabelecem conexões entre as informações recebidas.
Na perspectiva de Mayer, quando os alunos interagem em ambientes multimedia a aprendizagem processa-se segundo sete princípios distintos: multimedia; contiguidade espacial, contiguidade temporal, coerência, modalidade, redundância, diferenças individuais.
O primeiro princípio, Multimédia considera que os alunos aprendem melhor através da combinação de palavras e imagens do que apenas com palavras. Nesta perspectiva e, segundo investigações práticas, privilegia-se a junção de vários meios para ilustrar a informação.
No que respeito à organização da informação, Mayer considera que os estudantes aprendem melhor quando as palavras, o texto e as imagens se encontram próximas umas das outras, pois facilitam a contrução de um referencial de ligação entre elas. (contiguidade espacial). Desta forma, os alunos aprendem melhor quando as palavras e imagens emergem em simultâneo