graduação
a) Tópicos que você destaca como mais importantes;
O filme Pro Dia Nascer Feliz descreve a realidade educacional brasileira, retratando de diferentes contextos sociais, econômicas e culturais. O descaso com a merenda, sala de aulas lotadas, baixa remuneração dos professores, falta de transporte para aqueles que moram longe das escolas, ademais os métodos de ensino que fazem com que os alunos passem de ano sem saber se quer escrever a forma padrão exigida. Alunos abandonados física e afetivamente pelos pais, submetidos a um conflito de gerações com os professores, a violência é um dos problemas graves que tem se agravado com o passar do tempo.
Outra realidade que se contrapõe que é a escola de elite de São Paulo, há uma nítida diferença entre o comportamento dos alunos, mostrando jovens pressionados em busca de resultados. A figura dos professores das diferentes escolas é algum interessante para refletir de um lado professoras descabeladas, com olheiras, um cansaço visível, xingamentos, ofensas, total descaso em uma escola de bairro. Do outro lado a suavidade de uma professora falando de O Cortiço, de Aloísio Azevedo, sem expressão de cansaço, muito bem vestida e diante de uma plateia silenciosa, de futuros vencedores, em um ambiente tranquilo.
b) Análise crítica dos tópicos centrais.
Ao longo da história, construiu-se o mito de que todos eram iguais em direitos e oportunidades, inclusive, na educação. Na sociedade capitalista contemporânea, o discurso da igualdade na Educação apresenta-se como um mito bastante perigoso, pois o modelo pedagógico vigente evidência que as oportunidades são iguais e afirma que o sistema educacional é o principal aspecto gerador de igualdade da nossa sociedade livre. O sucesso, então pode ser alcançado pela inteligência, pelo trabalho árduo e com criatividade. Assim, como muitos outros mitos, esse faz parte da nossa