Graduação
Lagoa Seca/PB
Professor. Alexandre Costa Leão
Aluno (a). Maria da Conceição Cavalcante Silva Tatiane Matias
Seminário Sobre: Agricultura Orgânica
Lagoa Seca/PB 25/04/2014
Introdução
Agricultura orgânica é um sistema de produção que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizante, agrotóxico, reguladores de crescimento e aditivos para a produção vegetal e alimentação animal, elaborados sinteticamente. Tanto quanto possível, os sistemas agrícolas orgânicos dependem de rotações de culturas, de restos de culturas, estercos animais, de leguminosas, de adubos verdes e de resíduos orgânicos, bem como de cultivos mecânicos, rochas e minerais e aspectos de controle biológicos de pragas e patógenos, (micro-organismos específicos que provoca doenças),para manter a produtividade e a estrutura do solo, fornecer nutrientes para as plantas e controlar insetos, ervas invasoras outras pragas.
Pressuposto Teórico
A agricultura orgânica ou agricultura Biológica é o termo frequentemente usado para a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificadas, e geralmente adere aos principais de agricultura sustentável.
As suas propostas acreditam que no solo saldável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidades su -perior a de alimentos convencionais. Em diversos países, incluindo os EU, Japão, a Suíça, União Europeia, Austrália e Brasil já adotaram programa e padrões para a redução e desenvolvimento desta atividade. Este sistema de produção que exclui o uso de fertilizante, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Pressupõe