graduação
1. Na Genética, uma expressão bastante conhecida diz que o fenótipo é o genótipo mais o ambiente. Essa expressão significa que:
a) o ambiente altera o genótipo do individuo, visando a sua adaptação.
b) o genótipo do individuo é o resultado da ação do ambiente sobre o seu fenótipo.
c) o fenótipo do individuo é o resultado da expressão do seu genótipo em um dado ambiente.
d) o genótipo do individuo pode variar como resultado da expressão de seu fenótipo em diversos ambientes.
e) o fenótipo do individuo é invariável e resulta da expressão do seu genótipo em qualquer que seja o ambiente.
2. A probabilidade de um casal heterozigoto para um gene recessivo que causa o albinismo (falta de síntese de melanina) ter dois filhos (não importa o sexo) é:
a) 1/4
b) 3/4
c) 1/16
d) 3/16
e) 9/15
3. Uma cobaia fêmea hibrida de pelo crespo e preto (características dominantes) é cruzada com um macho de pelo liso e branco. Qual a probabilidade de nascer um filhote de pelo liso e preto?
4. Dois clones tem o mesmo DNA. Os genes que eles expressam são os mesmos? Explique a sua resposta.
5. Um pesquisador descobriu no genoma humano a sequência que codifica para um importante receptor. Entretanto, apenas com a sequência genômica ele não consegue identificar a região 3' onde termina a codificação da proteína. Ajude-o propondo uma maneira de identificar esta região.
6. As enzimas álcool desidrogenase de rato e de humanos são 67% idênticas ao nível de sequencia de proteína. Entretanto, quando os 2 genes foram isolados nos respectivos organismos, verificou-se que a sequencia de nucleotídeos era apenas 48% idêntica. Explique por que.
7. Explique as diferenças entre a biblioteca genômica e a biblioteca de ESTs:
a) Na metodologia
b) Na aplicação
8. Um pesquisador quer descobrir genes responsáveis pelo desenvolvimento de uma antera normal. Para tanto, ele construiu um ‘chip’de microarray contendo como sonda apenas genes envolvidos