graduação
KARL HEINRICH MARX
Curitiba, 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Caroline de Oliveira Marques
Karl Heinrich Marx
Trabalho apresentado como requisito para nota parcial do 1º semestre da disciplina de Fundamentos da Educação, do 1º período do curso de licenciatura em filosofia, turma U da PUCPR. Professora: Claudete Maria.
Curitiba, 2014
1.0 INTRUDUÇÃO O pensamento de Marx influencia, ainda hoje, várias áreas, especialmente Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Economia eTeologia, mas também Biologia, Psicologia, Comunicação, Administração, Física, Cosmologia, Arquitetura e Ecologia, porém durante sua vida, suas ideias receberam pouca atenção de outros estudiosos. Talvez o maior interesse tenha se verificado na Rússia, onde, em 1872, foi publicada a primeira tradução do Tomo I d'O Capital. Na Alemanha, a teoria de Marx foi ignorada durante bastante tempo, até que em 1879 um alemão estudioso da Economia Política, Adolph Wagner, comentou o trabalho de Marx ao longo de uma obra intitulada Allgemeine oder theoretische Volkswirthschaftslehre. A partir de então, os escritos de Marx começaram a atrair cada vez mais atenção.(1)
2.0 Karl Heinrich Marx
2.1 Biografia Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henriette Pressburg (1788–1863), era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx(1777–1838), um advogado e conselheiro de Justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marx ainda tinha seis anos. Seus irmãos eram Sophie (1816-1886),