biologia
TUTOR A DISTANCIA: TIAGO TADEU CONTIERO
VITORIA DA CONQUISTA/BA
A existência da escola
“Educação burguesa”: é necessário sabermos em que contexto histórico a mesma se desenvolve. Ela cresce paralelamente com mudanças ocorridas na
Europa a partir do final do século XVIII, mas precisamente com as revoluções burguesas. Essas revoluções mudaram significativamente a estrutura educacional do mundo moderno, separando inclusive a Igreja e o Estado. Outra questão importante é que essas revoluções burguesas se opuseram à ordem do Antigo Regime, que possuía uma politica mercantilista e Estado Absolutista. Em outras palavras, a educação burguesaestava imbricada ao advento do capitalismo industrial, que com sua consequente transformação nos modos de produção, fez surgir escolas tecnicistas, destinadas a dar importância aos conteúdos técnicos e científicos, pois agora as fábricas exigiam operários qualificados.
Com relação à educação burguesa, essa concentrou-se agora nas mãos do Estado, com obrigação de estudo e gratuidade do ensino elementar, cujo objetivo do aprendizado voltava-se para as áreas científicas, técnicas e de ofícios, não mais privilegiando o estudo apenas humanístico. (TAFNER,2011). Podemos entender melhor a educação burguesa com a seguinte passagem:
[...] uma vez consolidado o poder burguês em diversas esferas da vida mundana, ele conduz, seja em parceria ou como protagonista, o poder político e econômico de seus países, a vida dos indivíduos. Desta forma, a educação, em seus diversos níveis, do elementar ao superior, foi reordenada dentro dos ditames e parâmetros dos novos donos do poder. (TAFNER, 2011, p.114).
Portanto, uma vez instaurado o sistema burguês de sociedade, essa precisaria adequar-se ao sistema vigente, inclusive na educação, que “criaria” seres humanos aptos a fazer crescer ainda mais essa nova máquina