graduação
Sexualidade na Adolescência Todo ser humano que nasce é dotado não só de toda estrutura física, psicológica e também sentimental. Toda essa estrutura precisa de acompanhamento dos pais, dos professores e de todos que o cercam. Educar para sexualidade é oferecer ao indivíduo que ele tem de direito em receber toda orientação a ser oferecida para que a criança em pleno desenvolvimento venha usufruir de sua sexualidade com respeito e proteção. Sobretudo, uma aposta na educação como meio principal de promover profundas mudanças culturais necessárias ao desenvolvimento da sexualidade responsável, segura, saudável e protegida. É também uma forma de educar para o enfrentamento dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Iniciaremos com o conceito de adolescência para definirmos essa etapa da vida que por sua vez é relevante para entendermos o ser adulto como um todo. Adolescência é o período da vida humana que começa com a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se, aproximadamente, dos 12 ou aos 18 anos.
Ao abordarmos essa problemática em tempos atuais não é algo fácil a ser proposto, pois:
Durante muito tempo, a sexualidade foi solenemente ignorada pelas escolas. Os professores agiam como seus alunos fossem seres assexuados, mesmo quando chegavam à adolescência. Não podia ser diferente; afinal, toda sociedade tem o tema sexo entre quatro paredes. O melhor método, portanto era não tocar no assunto e deixar que a natureza se encarregasse de ensinar os alunos o que estava se passando. E como a ordem é reprimir a sexualidade, melhor seria não tocar no assunto para não despertar (TIBA, 1994, p.107).
Desse modo, futuros profissionais da educação devem preocupar-se com a educação como um todo, não podemos permitir que ainda hoje nossa sociedade viva ainda esses tabus, mesmo porque essa repreensão não vale muito em tempos atuais, onde a mídia em massa joga todo tipo de