Graduação
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – PERÍODO: 3º
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS
PROFESSOR: SÁVIO RODRIGUES
GRUPO:
RANIELTON DE CARVALHO RODRIGUES
JUCINEIDE LAINE DE OLIVEIRA
MARIA DE JESUS
GERENTES VERSUS PROFISSIONAIS DE RH (QUESTÕES)
1. QUAL A PRINCIPAL FONTE DE CONFLITO ENTRE OS GERENTES E O DRH? EXPLIQUE.
AS ORGANIZAÇÕES SOFREM ALTERAÇÕES AO LONGO DO TEMPO EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS QUE OCORREM NO SEU AMBIENTE EXTERNO. DEVEM ENTENDER A NOVA CONCEPÇÃO DE MUNDO ORGANIZACIONAL QUE PROMOVE UMA GESTÃO EM QUE AS PESSOAS PENSAM, REFLETEM E GERAM NOVAS IDÉIAS SOBRE O TRABALHO QUE REALIZAM, E ESSA FORMA DE VER AS PESSOAS IMPACTA NO MODO COMO DEVEM SER GERENCIADO, MOTIVO ESSE DO CONFLITO ENTRE GERENTES E O DRH.
2. VOCÊ ACREDITA QUE OS GERENTES DEVERIAM TER MAIS AUTONOMIA PARA TOMAR DECISÕES SOBRE SEUS FUNCIONÁRIOS, COMO ADMISSÃO, AVALIAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS SEUS SUBORDINADOS? SE SIM, QUAIS OS POSSÍVEIS PROBLEMAS EM DESCENTRALIZAR ESSA AUTORIDADE? EXPLIQUE.
SIM. A PARTICIPAÇÃO ATUANTE DA CHEFIA NA MOTIVAÇÃO DOS SUBORDINADOS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PORÉM, ESSA DESCENTRALIZAÇÃO DE AUTORIDADE PODERIA TRAZER RESULTADOS INDESEJADOS PELA DIRETORIA, BEM COMO, PERDER AUTONOMIA OU CONTROLE DE TODO O PROCESSO.
3. COMO PODERIAM OS DIRETORES DA SANDS LIDAR COM AS RECLAMAÇÕES DOS GERENTES?
CONFERINDO A MUDANÇA DOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO DEIXANDO A ERRÔNEA PREOCUPAÇÃO DOS GERENTES NO QUE DIZ RESPEITO A ASPECTOS DISCIPLINARES, BEM COMO A MÁXIMA OBTENÇÃO DE PRODUTIVIDADE DOS OPERÁRIOS, CONVERGINDO PARA UMA VISÃO DE DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS PASSANDO SER A QUESTÃO CENTRAL DO NOVO LÍDER, QUE DEVE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E A CRIATIVIDADE DOS EMPREGADOS NO PROCESSO DECISÓRIO.
4. COMO PODERIA O DIRETOR DE RH RESOLVER ESSA SITUAÇÃO? EXPLIQUE.
PROMOVENDO A UNIÃO E A FORMAÇÃO DE LÍDERES, ADOTANDO NOVAS POLÍTICAS E ADERINDO A NOVOS CONCEITOS, TENDO A CONVICÇÃO QUE O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO PASSA POR MEIO DAS PESSOAS, ISTO É,