Auditoria Interna Contábil
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 4
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
5 METODOLOGIA 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A auditoria interna, em razão da grande diversificação das atividades que compõem os processos de uma entidade, torna-se muito importante. Preocupando-se inclusive com a parte operacional, abrangendo não somente os relatórios e controles contábeis, como também os controles internos. Tornando-se assim, de grande importância para a administração.
Em um mercado cada vez mais competitivo, torna-se indispensável, para as grandes e médias empresas, um departamento que assegure a garantia de controle de100% do patrimônio e atividades, ou seja, um departamento de “auditoria interna”. Surge uma oportunidade para os contadores, a de oferecer algo a mais do que os serviços típicos da profissão, agregando muito mais valor ao ofício do contador, através da união da contabilidade gerencial integrada com a auditoria interna.
Com relação à transparência exigida atualmente, percebe-se a necessidade deum controle mais rigoroso nos processos e procedimentos internos, visando elaborar demonstrações contábeis em informações internas confiáveis. Diante do que foi exposto, a questão para este projeto é: Qual a “importância” da Auditoria Interna nas organizações?
2 JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema é devido a um interesse pessoal, pois, já presenciei empresas com a necessidade de um departamento de Auditoria Interna. Onde apresentavam uma extrema necessidade de melhoria nos sistemas de Controles e Processos Internos. Com uma auditoria interna, revisam-se todos os procedimentos, visando uma informação mais confiável para a preparação da Contabilidade.
3 OBJETIVOS O objetivo principal desde trabalho é demonstrar que o departamento contábil de uma empresa pode suprir a necessidade que a organização tem de um departamento específico de auditoria interna.
Objetivos Específicos:
1) Realizar pesquisa bibliográfica