Auditoria contabil e interna Bloco 01 ao 02
• A Auditoria Contábil constitui-se em uma das técnicas desenvolvidas pela ciência contábil.
• Objetivo Primordial : é o de examinar a veracidade e correção das informações apresentadas na escrituração e nas demonstrações contábeis das entidades.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)
1
NOTAS IMPORTANTES!!!
As entidades compreendem:
as sociedades (aquelas cujo objeto é econômico, ou seja, objetivam a obtenção de lucros), as associações, as fundações e os organismos governamentais. Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)
2
As entidades necessitam estabelecer mecanismos de controle de seus patrimônios. Tais mecanismos são desenvolvidos por meio das técnicas contábeis.
São definidas como técnicas contábeis: 1. ESCRITURAÇÃO;
2. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
(OU DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS);
3. ANÁLISE DAS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS;
4. AUDITORIA
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)
3
Técnicas Contábeis:
1. ESCRITURAÇÃO: registros dos fatos contábeis, quer dizer, das
operações efetuadas pelas entidades (método das partidas dobradas). A escrituração das entidades deve estar fundamentada em documentos comerciais e fiscais (notas fiscais, faturas, duplicatas)que comprovem a efetiva ocorrência das operações.
2. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (OU DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS): são elaboradas no final de cada período contábil (ano, semestre, trimestre ou mês), com base na escrituração efetuada,, por meio das quais é possível verificar a situação econômica, financeira e patrimonial das entidades no período de referência.
Prof. Cosme Sergio (cosmesergio@gmail.com)
4
Técnicas Contábeis:
3. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: é desenvolvida através da aplicação de análises e índices que visam, entre outros aspectos, mensurar a liquidez, o endividamento, os prazos médios de pagamento, recebimento e de renovação de estoques e a rentabilidade das entidades.
4. AUDITORIA: através de técnicas e procedimentos verifica a veracidade e correção
dos