Estudo de caso
1. Eduardo acredita que “a mudança do nome ocorreu para que eu pudesse provar que não é o nome que importa e sim a qualidade dos produtos e do atendimento que irão fidelizar os consumidores”. Pensando na teoria de marcas e de marketing, você concorda com essa posição? Justifique.
- Sim, a mudança do nome não influencia em nada na credibilidade do restaurante e como Eduardo queria fortificou ainda mais a qualidade do produto que o restaurante dele servia. Assim o foco do restaurante continua o mesmo e com ainda mais fidelidade dos clientes.
2. O empresário realizou extensão da linha de produtos através da comercialização de molhos e geleias de pimenta. O que você pensa a respeito disso?
- Foi uma ideia sabia, pois assim ele pode expandir a marca dele para fora do restaurante; além de fazer com que o cliente leve para casa aquilo que é servido no restaurante, essa extensão serviu como uma forma de adquirir mais fidelidade, pois eles voltariam para comer mais vezes e também para comprar mais produtos e com certeza trariam mais clientes porque foi divulgado fora dali uma marca de boa qualidade.
3. Eduardo revela que “nunca houve um mercado–alvo intencionalmente definido”. Qual é a sua opinião? Comente a respeito.
- Acredito que Eduardo ‘caiu de paraquedas’ no mercado tailandês, porque como citado no texto aquilo queera apenas uma viagem turística acabou sendo seu investimento do futuro. Estudar sobre o que ele aprendeu/viu na Tailândia e trazer para o Brasil foi uma ideia muito boa, pois o Brasil é um país no qual ainda os conhecimentos estrangeiros não são bem vistos; assim o mercado brasileiro conheceria os gostos da Tailândia seja qual fosse o publico. Era uma oportunidade inovadora no qual ele soube aproveitar e rendeu bons lucros.
4. Para captar clientes nos dias de baixo movimento, Eduardo desenvolveu o Cardápio Sawadee. Você concorda com a estratégia do gestor? Se você fosse o gestor da empresa, quais ações desenvolveriam para captar