Graduação
CURSO: Especialização em Gestão Pública Municipal
Polo: Rio das Ostras
Trabalho de AD1 – Estado, Governo e Mercado
Questionário:
1-Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um Exemplo.
R: Essa dinâmica se dá, através do movimento constante de transformação do Estado e mercado na sociedade capitalista. Nessa dinâmica, o pendulo estando voltado diretamente para o mercado, beneficia os grandes empresários, que com seus grandes investimentos massacram o empresário menor. Dessa forma, o Estado faz uma intervenção direta, para que a maioria (empresários de pequeno e médio porte) tenham condições de colocarem os seus produtos no mercado para venda. Sabemos que o mercado capitalista é totalmente competitivo e quem oferece um produto de mais qualidade e com um preço menor se destaca. Sendo assim uma interferência do Estado, para que não haja um domínio unilateral (monopólio dos grandes empresários).
EX: Intervenção do Estado, nos produtos importados para o Brasil, que interfere diretamente na economia interna. Visto que em alguns países, a mão de obra e muito barata e acabam os produtos sendo vendidos com um preço abaixo do nosso mercado.
Acontecendo uma concorrência desleal, onde há uma interferência direta do Estado para balancear o mercado (economia).
2-Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
R: Nessa dinâmica, as relações entre ambas (Estado e mercado) se renovam constantemente e de cada sociedade em determinada época. A “competição e o lucro” são dois ícones dessa dinâmica que norteiam esse caminho.
EX: Empreendimentos de grande porte, para que o empresário tenha uma satisfação econômica satisfatória. O Lucro em primeiro lugar.
3-Explique a diferença entre a dinâmica pendular e a dinâmica espiral.
R: A dinâmica Pendular se dá através de uma intervenção direta do Estado X mercado.
O Estado é um mediador para que o mesmo possa balancear e não